NOME DA ENTIDADE: Associação Pinhalense de Amparo ao Menor – APAM CNPJ: 49.392.822/0001-54
- E-MAIL: [email protected]
ENDEREÇO: Rua Marques do Herval, 506 sala 1 centro – escritório administrativo Filial Rua Ricardo Rossati, 150 – Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo onde os projetos sociais são desenvolvidos.
MUNICÍPIO/UF: Espirito Santo do Pinhal/SP CEP: 13.990-000
1. OBJETIVO GERAL DA ENTIDADE:
Contribuir para a prevenção e/ou proteção às situações de vulnerabilidade e/ou risco social de crianças e adolescentes de 06 a 14 anos e 11 meses e suas famílias, propiciando o desenvolvimento integral e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a socialização entre as crianças e adolescentes;
- Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecimento à convivência familiar e comunitária;
- Garantir a permanência das crianças e ou adolescentes no sistema educacional;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Realizar avaliação periódica do trabalho desenvolvido mediante instrumento específico.
2. ATIVIDADES, SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS:
Assistência Social – Projeto Construindo o Amanhã – Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de crianças e adolescentes de 06 a 15 anos.
DESCRIÇÃO:
Trata-se de serviço realizado em grupos, organizado a partir de diferentes abordagens metodológicas, de modo a garantir aquisições progressivas aos usuários, conforme seu ciclo de vida, complementando o trabalho social da rede SUAS com as famílias e prevenindo a ocorrência de situações de risco social.
Há a criação de um espaço de convivência, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades inerentes a esta faixa etária.
METODOLOGIA:
As atividades desenvolvidas são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas, como ferramentas de expressão, interação, aprendizagem e estímulo
a socialização e forma
de proteção social, conforme
descrito a seguir:
Oficina Contar Criar e Narrar Histórias: Durante o ano nesta oficina foram desenvolvidas as seguintes atividades, relacionadas ao carnaval, feitas leituras e cotação de histórias, lendas e fabulas relacionadas a cultura, musicas, artesanato, religião, culinária e vestimenta de todos os países participantes da copa do mundo na Rússia. Também temas relacionados ao cotidiano das crianças e adolescente. Destinado um tempo para elaboração de ensaios e decorações direcionados as festividades da primavera.
Recreação Dirigida: Ao longo do ano sobre desenvolvidas diversas atividades para que conseguisse atingir o objetivo de estimular o alongamento, a agilidade, lateralidade, equilíbrio, raciocino lógico, o foco, a coordenação motora fina e grossa, por meio de brincadeiras, jogos filmes, vídeos, imagens, danças, gincanas, consolidando assim o espirito esportivo, estimulando a convivência e o relacionamento social, para melhorar seu rendimento escolar.
Recreação livre: Esta oficina foi realizada durante o ano no poliesportivo da vila São Pedro, lá as crianças puderam conhecer a prática de alguns esportes como futebol, voleibol, basquete, e brincadeiras como queimada, três corte, pular corda, pega pega, pular elástico, essas brincadeiras são elaboradas a partir de pedidos dos usuários.
Informática: Durante o ano nesta oficina foram trabalhadas atividades relacionadas às funções e programações do computador, como manuseio correto, noções básicas, posição corretas dos dedos em cada tecla, relógio, data, jogos, também dado um foco maior no programa Microsoft Office Word, principalmente na digitação correta, na inserção de tabelas e imagens, clipart, cores, dentro outros, com intuito de promover a socialização entre as crianças e adolescentes.
Meio Ambiente: Ao longo do ano, nesta oficina foram desenvolvidas atividades para promover a conscientização do meio ambiente, do lixo, da reciclagem, da água, da conservação do solo. Por meio de rodas de conversa, leitura de histórias, utilização de vídeos, filmes e imagens, gincanas e danças, cultivo a horta. Na horta realizamos as atividades de manejo do solo, afofamento da terra, adubação com esterco orgânico, plantio de mudas de hortaliças, retirada de pragas, irrigação controlada, e colheita.
Os pontos turísticos dos países participantes da copa do mundo, projeto água se souber usar não vai faltar, contação de histórias e fabula, gincana folclórica, ensaios e preparativos para a decoração da festa da primavera, semana voltadas ao dia das crianças, com brinquedos, passeios, jogos, gincanas, danças dentre outras atividades. Consciência negra leitura da história da escravidão no brasil. Ensaios de musicas para apresentações. Foram confeccionados vários brinquedos, lembrancinhas e até as atividades foram realizadas com materiais reciclados.
Teatro: Foram desenvolvidas as seguintes atividades: Dinâmicas, jogos teatrais,
ensaios de marchinhas de carnaval, história do carnaval conhecimentos de clássicos teatrais importantes na Rússia, ensaios de teatros, noções de espaço,
jogos pedagógicos, expressão corporal, facial e vocal, estimular a criatividade, agilidade, socialização, afeto carinho, boas atitudes, amor pela natureza, perda da timidez, percepção, concentração e atenção, vídeos, proporcionar momentos de alegria e desenvolver princípios morais, a importância do brincar e a importância de ser criança, semana voltadas ao dia das crianças, com brinquedos, passeios, jogos, gincanas, danças dentre outras atividades, conscientizar sobre o cuidado com a natureza e animais, sentimentos de união, proporcionar momentos reflexivos sobre a consciência negra e a importância da data. A atividade proporciona aos usuários um desenvolvimento social, para que eles tenham uma melhor comunicação, liberdade de expressão e pensamentos no seu cotidiano.
Artes: Conhecendo mascote da copa do mundo, sua criadora, o local onde será realizada a copa, matrioshkas a boneca típica da Rússia, sua origem e cultura, pascoa confeccionar orelha de coelho, trabalhar com as bandeiras confecciona- las. Estimular a motricidade, artesanato, confecção de porta lápis, dia dos pais, folclore brasileiro, coordenação motora fina, confecção de um espantalho para a horta, pátria brasileira, independência brasileira, consciência negra, dia do professor, confeccionar chaveiros sobre o tema consciência negra.
Grupos de convivência: Dinâmicas com desenho, colaboração. Compartilhar com o outro, dividir materiais e objetos, fortalecimento da autoestima, dia das mães, assuntos relacionado a drogas ilícitas e licitas, fragilidade da vida humana, temas passado e futuro, abordagem com jogos do assunto do cotidiano, luta das pessoas com deficiências, dinâmicas voltadas ao resgate da essência infantil, consciência negra, explanação das principais heranças africanas no Brasil, metas para o próximo ano.
Cidadania: Ensaios da festa junina, estimular a perda da timidez, conscientizar sobre a importância de valores, trabalho em equipe, cotação de histórias sobre o dia mundial do combate ao abuso e exploração sexual infantil, boa maneiras, compreensão sobre temas presentes em nosso dia a dia, conscientização de reciclar, o cuidado com a água e o respeito com o próximo.
Musica: Sons de musicas relacionados à natureza, com atividade de relaxamento, brincadeiras e jogos, elaboração de instrumentos musicas feitos com materiais recicláveis.
Assistente Social: atendimentos individuais com as crianças/adolescentes e seus familiares; atendimentos grupais
com os familiares – encontros mensais para; intervenções com CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Departamento de Promoção Social, escolas e outras Entidades do Município;
elaboração dos demonstrativos mensais – contendo dados dos usuários e seus familiares; elaboração da prestação de contas dos recursos recebidos
ao setor interno
da Prefeitura Municipal; visitas domiciliares.
PÚBLICO-ALVO:
A Entidade atendeu crianças/adolescentes de 06 a 14 ano e 11 meses, ambos os sexos. O acesso dá-se por: procura espontânea, busca ativa, encaminhamento da rede socioassistencial, encaminhamento das demais politicas públicas e por órgão do Sistema de garantia de direitos.
A partir das listagens encaminhadas pela Rede socioassistencial, o serviço realizará uma entrevista com os usuários e suas famílias e a matrícula só será efetivada quando houver concordância dos mesmos em participar das atividades ofertadas e neste momento será preenchida sua Ficha Cadastral.
QUANTIDADE DE PESSOAS ATENDIDAS:
No ano de 2018 atendemos uma média de 215 usuários.
DIA/HORÁRIO/PERIODICIDADE
O horário de atendimento na Entidade é de segunda a sexta-feira 07hs às 17hs, durante todo o ano, sem interrupção nas férias escolares.
RECURSOS HUMANOS:
Quadro de Recursos Humanos da entidade Associação Pinhalense de Amparo ao Menor – APAM
Profissão/Função | Quantidade | Carga Horária Semanal de cada profissional | Vínculo com a entidade |
Psicopedagoga/Diretora | 01 | 40 horas | CLT |
Assistente Social/técnica de referencia | 01 | 15 horas | CLT |
Psicóloga/ orientador social | 01 | 10 horas | CLT |
Pedagogo/ Monitor/facilitador de oficina | 03 | 44 horas cada | CLT |
Letras/Monitor/facilitador de oficina | 01 | 44 horas | CLT |
Cursando Psicologia/Monitor /Facilitador de oficina | 01 | 44 horas | CLT |
1º grau incompleto (7º serie)/ Merendeira | 01 | 44 horas | CLT |
1º grau incompleto (7º serie)/ Serviços Gerais | 01 | 44 horas | CLT |
ABRANGÊNCIA TERRITORIAL:
O Serviço de
convivência e fortalecimentos de
vínculos desenvolvido
pela Entidade
Associação Pinhalense de Amparo
ao Menor – APAM,
em prédio
disponibilizado pela Prefeitura Municipal, situado há Rua Ricardo Rossati, nº 150
– Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo no Município de Espírito Santo do Pinhal/SP – área urbana de maior vulnerabilidade social.
RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DA ATIVIDADE REALIZADA:
Impacto social esperado:
- Redução da ocorrência de situações de vulnerabilidade social no território de abrangência;
- Prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência no território de abrangência;
- Aumento de acessos a serviços socioassistenciais e setoriais;
- Melhoria da qualidade de vida das famílias residentes no território de abrangência.
- Incentivo da permanência no ensino educacional;
- Melhoria das relações pessoais;
- Convívio familiar;
- Autonomia.
Instrumentos de avaliação:
- Reuniões com a equipe técnica;
- Reuniões grupais juntos aos responsáveis pelas crianças e adolescentes;
- Atendimentos individuais com a equipe técnica;
- Visitas domiciliares;
- Reunião da equipe técnica com os demais envolvidos da rede socioassistencial do município;
- Articulação com as escolas e com os programas sociais;
- Rodas de conversa;
- Atendimentos grupais;
- Estudo de caso;
- Reunião com a equipe técnica para avaliação dos trabalhos que são desenvolvidos;
- Escuta da equipe técnica e dos usuários quanto às atividades desenvolvidas no projeto através de reuniões grupais.
RECURSOS FINANCEIROS E ORIGENS:
ORIGENS DAS RECEITAS – 2018 | R$ | |
RECEITAS PRÓPRIAS | ||
Receitas com Donativos PF e PJ | 4.644,62 | |
Receitas c/Promoções de Eventos | 28.536,15 | |
RECEITAS COM RESTRIÇÃO | ||
Termo Colaboração Estadual | 61.089,25 | |
Termo Colaboração Pref. Espírito Sando do Pinhal | 270.049,00 | |
Recursos do FMDCA | 7.600,00 | |
(-) Devolução de Verbas Públicas | -3,50 | |
(+) Receitas Financeiras | 667,29 | |
= TOTAL DAS RECEITAS 2018 | 372.582,81 |
Informações sobre as receitas com restrição:
Recurso Municipal
saldo exercício anterior R$ 5.929,46 Recurso 2018 R$ 270.049,00 Aplicações (valor liquido) R$ 432,23
FMDCA
saldo exercício anterior R$ 0,00 Recurso 2018 R$ 7.600,00 Aplicações (valor liquido) R$ 6,70
Recurso Estadual
saldo exercício anterior R$ 87,25 Recurso 2018 R$ 61.089,25 Aplicações (valor liquido) R$ 0,00
DESTACAR SE AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS PARA OS USUÁRIOS.
As atividades oferecidas pela Entidade são totalmente gratuitas aos usuários e suas famílias.
DESPESAS DAS ATIVIDADES:
Por ser a APAM entidade que atua exclusivamente na assistência social, todas as suas despesas são para viabilizar os serviços socioassistenciais prestados.
No quadro a seguir demonstra-se um resumo das despesas de 2018.
DESPESAS – 2018 | R$ | |
Salários e Encargos Trabalhistas | 269.271,03 | |
Encargos FGTS s/Folha | 21.328,48 | |
Despesas c/Contribuições Sociais | 73.575,28 | |
Despesas c/Alimentação | 18.888,58 | |
Despesas c/Vestuário | 40,95 | |
Material Expediente e Socioeducativo | 4.685,86 | |
Serviços Terceiros PF-PJ | 16.911,31 | |
Material de Limpeza e Higiene | 3.031,61 | |
Despesas Financeiras | 1.753,39 | |
Despesas com Eventos | 3.919,64 | |
Despesas Tributárias | 2.844,91 | |
Despesas c/Seguros | 797,80 | |
TOTAL DAS DESPESAS 2018 | 417.048,84 |
3. PARCERIAS:
A Entidade conta com a
colaboração de empresas do Munícipio, e da população em geral. Com a
prefeitura temos Termo de Colaboração para o recebimento de recursos, e que também
fornece 80% da alimentação servida
aos usuários, o
restante é complementado com os convênios e participação da Entidade em eventos e festas.
Informamos ainda que em novembro de 2018 recebemos uma doação da Brinquedoteca da Sancell Produções e Eventos Ltda – EPP, a realização deste projeto é apoiada pela chancela do Ministério da Cultura, por intermédio da lei de incentivo à cultura, a Lei Rouanet, por indicação da Renovias. O Mobiliário é composto por 129 (cento e vinte e nove) obras literárias infantis e 40 (quarenta) brinquedos do projeto Brinquedoteca – A arte do brincar; e no mês de dezembro realizaram 4 oficinas na entidade com os usuários – segue a avaliação da equipe técnica da entidade que acompanhou as oficinas:
Em debate com a equipe, avaliamos que a oficina Viagem á Terra foi de muito enriquecimento para as crianças atendidas em nossa Entidade, trazendo uma linguagem clara e objetiva agregando um grande cenário á imaginação infantil. A oficina também trouxe enriquecimento para as atividades de meio ambiente que desenvolvemos em nosso projeto, trazendo a mensagem da importância de preservar o planeta e nossas riquezas naturais, fauna e flor, fez referencia também a amizade e companheirismo.
Durante a oficina de contação de histórias, desenvolvida com a história Perdoar, Sempre, conseguiu envolver as crianças e adolescentes e fez com que eles fizessem uma reflexão sobre suas atitudes e vivências diárias. Que contribuiu para o aprendizado e proporcionando novas experiências com a leitura e brincadeiras.
No dia 03 de Dezembro a Entidade APAM teve o privilégio de receber as contadoras de histórias Raca e Gigi em uma parceria com a Renovias para um dia de oficinas com as crianças. A história “Quem tem medo de voar?” foi ministrada pelas mesmas, onde apresentaram um total domínio da história. O livro apresenta em destaque os temas medo, amizade e companheirismo, onde as crianças mantiveram sua atenção para observar tudo que as contadoras estavam apresentando. Dentro desta contação puderam realizar atividade de desenho, onde expressaram o que haviam compreendido da história.
Assinatura do Presidente da Entidade